Indústria 4.0: A Quarta Revolução Industrial para uma produção inteligente

O QUE É INDÚSTRIA 4.0?          

A Industria 4.0 é a transformação sistêmica da fabricação permitida pela convergência de sistemas físico-digitais para melhorar a qualidade, reduzir custos e aumentar a eficiência.

Indústria 4.0 refere-se a uma expressão que representa a Quarta Revolução Industrial através da criação de novos modelos de negócios, serviços e produtos. É a atual transformação industrial com automação, intercâmbio de dados, computação em nuvem, sistemas ciber-físicos, robôs, Big Data, Inteligência Artificial (AI), Internet das Coisas (IoT) e técnicas industriais (semiautônomas) para realizar metas industriais e de fabricação inteligentes na interseção de pessoas, novas tecnologias e inovação.

Esses são alguns dos vários termos e componentes da Indústria 4.0 pois ela é uma transformação industrial com uma visão bastante vasta e, cada vez mais, é uma grande realidade que também se estende além desses aspectos tecnológicos.

Esse termo descreve a ampla integração das tecnologias de informação e comunicação na manufatura industrial levando inevitavelmente a novos tipos de trabalhos e formas de trabalhar exigindo que as empresas transformem sua organização e cultura.

COMO SURGIU A INDÚSTRIA 4.0?          

O termo “Indústria 4.0” surgiu de um projeto estratégico de alta tecnologia do governo alemão promovendo a informatização da manufatura para estabelecer a Alemanha como um mercado líder e fornecedor de soluções avançadas.

O termo foi usado pela primeira vez na Hannover Messe, principal feira do mundo de tecnologia industrial. Em outubro de 2012, o Grupo de Trabalho na Indústria 4.0, presidido por Siegfried Dais (Robert Bosh GmbH) e Henning Kagermann (Germany Academy of Science and Engineering) apresentou um conjunto de recomendação para implementação da Indústria 4.0 ao governo alemão. Em abril de 2013, novamente na Feira de Hannover, foi apresentado o relatório final do Grupo de Trabalho da Indústria 4.0.

O mundo como conhecemos e experimentamos hoje, foi moldado por três grandes revoluções tecnológicas. Após a mecanização da produção usando água e energia a vapor (Indústria 1.0), produção em massa com a ajuda da energia elétrica (Indústria 2.0) e automação do uso de aparelhos e dispositivos eletrônicos (Indústria 3.0), agora a Internet das Coisas (IoT) está se tornando parte integrante da manufatura.

Embora o termo Indústria 4.0 e o modelo de arquitetura de referência por trás dele sejam originários da Alemanha, há grande foco na produção e fabricação, é claro que a visão – e a realidade – da quarta revolução industrial chamou a atenção de organizações em todo o mundo.

BENEFÍCIOS DA INDÚSTRIA 4.0          

O objetivo essencial da Indústria 4.0 é tornar as indústrias de manufatura e relacionadas, mais rápidas, eficientes e centradas no cliente, ao mesmo tempo que vão além da automação e otimização detectando novas oportunidades de negócios e modelos.

A maioria dos benefícios da Indústria 4.0 são, obviamente, semelhantes aos benefícios da transformação digital da fabricação, uso do IoT, otimização de processos operacionais e comerciais, ecossistemas de valor de informações, transformações digitais em geral, Internet Industrial, entre outros.

Conheça alguns dos principais benefícios:

Aumento da produtividade através da otimização e automação

Economia de custos, aumento de lucratividade, redução de desperdício, automatização para evitar erros e atrasos, aceleração da produção para trabalhar mais em tempo real, digitalização de papel fluxo para intervir mais rápido em caso de problemas de produção.

Dados em tempo real para economia de tempo

A velocidade não é apenas uma vantagem competitiva e a expectativa do cliente em uma economia cada vez mais real, mas também é uma questão de alinhamento, custos e criação de valor.

Maior continuidade dos negócios através de manutenção avançada e possibilidades de monitoramento

Quando um bem industrial, como um robô em uma fábrica é quebrado, toda a produção é afeitada e interrompida custando muito dinheiro. Se os bens industriais estão conectados e podem ser monitorados através da Internet das Coisas (IoT), questões são abordadas antes mesmo de acontecer.

Produtos de melhor qualidade através de monitoramento em tempo real, qualidade habilitada para IoT e cobots

Se o sistema de produção e ambiente mais amplo estão conectados com sensores, software, tecnologias IoT, sistemas de visão e o cliente, melhora-se a qualidade dos produtos.

Melhores condições de trabalho e sustentabilidade

Melhora de condições de trabalho com base na temperatura, umidade em tempo real, detecção rápida, proteção aprimorada em caso de incidentes, detecção de presença de gases, radiação, entre outros.

Personalização para o “novo” consumidor

As pessoas se tornaram mais exigentes no que diz respeito a respostas rápidas, informações e entregas. Além disso, os consumidores gostam de um grau de personalização. Os consumidores ganham cada vez mais (e querem) possibilidades de interação direta com uma marca e sua capacidade de fabricação.

Maior agilidade

A mesma escalabilidade e agilidade que esperamos suportar serviços e tecnologias de TI, como a nuvem, são esperados na fabricação.

Desenvolvimento de capacidades inovadoras e novos modelos de receita

Você pode transformar processos, funções específicas, atendimento ao cliente, experiências e habilidades, mas, no final, o verdadeiro valor é gerado através de novas fontes de receita, que oferecem capacidades inovadoras.

A Indústria 4.0 permite que as empresas obtenham uma compreensão profunda e em tempo real em suas operações. A PTC posicionou-se para ajudar as empresas a perceber o potencial da Indústria 4.0.

As tecnologias da Indústria 4.0 têm o potencial de criar oportunidades de crescimento extraordinárias e vantagens competitivas para seu negócio por isso, oferecemos soluções e serviços para ajudar empresas a se integrarem nessa tecnologia.

Clique aqui e saiba mais sobre o software PTC ThingWorx.

Av. Professor Mario Werneck, 300, Torre 2 - Sala 401A
Estoril - Belo Horizonte / MG - CEP: 30455-610