Como reduzir custos e tempo de desenvolvimento do produto

Como reduzir custos e tempo de desenvolvimento de produto

O tempo de desenvolvimento do produto em qualquer empresa de manufatura está diretamente ligado ao desempenho geral e aos lucros da organização. Por isso, como reduzir custos e tempo de desenvolvimento do produto?

O mercado consumidor moderno está colocando um desafio aos fabricantes e engenheiros para desenvolver produtos melhores e mais rápidos sem comprometer o custo.

O processo de desenvolvimento de produtos mudou drasticamente ao longo dos anos e é parcialmente responsável pelos produtos de hoje serem desenvolvidos e lançados no mercado tão rapidamente. Os avanços em Engenharia Assistida por Computador (CAE) e tecnologias de simulação serviram para impulsionar melhorias ao longo de todo o ciclo, desde o conceito de design até a validação final.

A simulação tornou-se um componente integral do processo de desenvolvimento de novos produtos de hoje porque permite que analistas, engenheiros e projetistas testem completamente a qualidade e a usabilidade de novos projetos antes de criar protótipos físicos caros.

As simulações também podem ajudar a unir uma força de trabalho distribuída, permitindo que as equipes de engenharia colaborem entre si, independentemente de sua localização.

As empresas que usaram software de simulação para desenvolvimento de produtos relatam uma redução de 66% no tempo do ciclo de projeto.

E uma melhoria de 40% nos custs gerais de projeto.

A simulação de projeto ajuda os fabricantes e engenheiros a verificarem e validarem a função pretendida de um produto em desenvolvimento, bem como a capacidade de fabricação de produto.

Benefícios da Simulação de Design

  • Redução de custos e tempo de desenvolvimento de produtos evitando testes recorrentes de protótipos físicos e melhorando a qualidade
  • Tomada de decisões de projeto levando em conta seu impacto no desempenho funcional e na fabricação
  • Equilibrar diferentes aspectos funcionais durante o desenvolvimento do conceito do projeto
  • Redução de custos e aumento da eficiência do projeto removendo material e peso desnecessário
  • Fornecimento de insights de desempenho e manufatura no início do processo
  • Alavancar modelos detalhados e específicos de atributos para validação e refinamento de produtos
  • Fornecimento de resultados através de modelos de simulação que são difíceis ou mesmo impossíveis de medir em protótipos físicos

Afinal, o que você ganha com a redução do tempo de desenvolvimento de produtos?

  • Melhore a eficiência operacional

    À medida que o tempo de desenvolvimento do produto diminui, a eficiência operacional da empresa de fabricação aumenta exponencialmente.

    Por meio da aplicação de ferramentas de Engenharia Reversa (ER) e CAD, o estágio de design no ciclo de desenvolvimento do produto reduz significativamente, permitindo que os projetistas e engenheiros explorem mais oportunidades de design ou gastem tempo no desenvolvimento de novos produtos.

Melhorias semelhantes podem ser vistas nos estágios de teste e validação do produto por meio da aplicação de técnicas de simulação virtual e de prototipagem rápida.

  • Tempo de lançamento no mercado reduzido

O impacto do tempo reduzido de desenvolvimento do produto pode ser sentido diretamente no tempo necessário para comercializar o produto acabado. Os produtos podem ser projetados no prazo, e qualquer alteração de projeto pode ser implementada diretamente durante a fase inicial por meio de simulação, em vez de interagir com o protótipo físico.

Os fabricantes podem ter melhores informações sobre o produto projetado e as modificações podem ser feitas sem comprometer o tempo de colocação no mercado. Assim, a fabricação digital pode permitir que os fabricantes coloquem seus produtos no mercado no momento certo, justamente quando o mercado está exigindo.

  • Redução do desperdício de recursos

Com simulação e técnicas de prototipagem rápida, a utilização de recursos é mínima. O número de tentativas repetidas de testes físicos é reduzido, já que grandes alterações no projeto podem ser implementadas imediatamente no modelo CAD, com base nos resultados da simulação.

A prototipagem rápida permite que os projetistas examinem fisicamente a aparência do design, antes de irem para a produção em massa. Assim, o desperdício de recursos pode ser evitado e pode ser melhor utilizado.

  • Receita Aumentada

Com a redução do tempo de entrada no mercado, é óbvio que haverá chances de obter melhores receitas, já que a possibilidade de penetração do produto no mercado é maior.

Além disso, como há uma utilização mínima de recursos, o custo de desenvolvimento do produto pode ser reduzido significativamente, o que ajuda as empresas a lançarem seus produtos a preços competitivos.

As empresas podem ganhar uma posição melhor no mercado e iniciar suas atividades de marketing e vendas antecipadamente, permitindo que suas receitas sejam mais rápidas em comparação com os retardatários.

Dê aos seus engenheiros as ferramentas de que precisam

Você está avaliando o desempenho estrutural e térmico em seu modelo digital antes da prototipagem física?

Faça o download do infográfico e obtenha agora as 5 Melhores Práticas para Capacitar Engenheiros de Design com Simulação e comece a perceber o seu potencial e veja o que pode estar faltando.

5 melhores práticas para capacitar engenheiros de design com simulação

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *