Como reduzir custos de projetos que utilizam mais de um sistema CAD?

Como reduzir custos de projetos que utilizam mais de um sistema CAD

Se você faz parte de uma equipe que trabalha com projetos que utiliza mais de um sistema CAD, provavelmente já sabe tudo sobre os desafios de trabalhar com dados 3D incompatíveis.

Isso acontece porque cada sistema CAD possui uma tecnologia própria para construir e armazenar os dados dentro de um arquivo ou de um banco de dados.

Transferir a inteligência por trás dos modelos 3D de um sistema para o outro sempre foi uma grande barreira para o desenvolvimento de uma solução integrada. Esta barreira acarreta em perda de tempo, produtividade e aumento de custos.

No ambiente competitivo de hoje, as empresas precisam que sua equipe técnica desenvolva produtos melhores e que gere grandes fluxos de receitas para que se mantenham vivas no mercado.

Para conseguir isso, a equipe técnica deve concentrar toda a sua energia no desenvolvimento de produtos inovadores com altos níveis de qualidade e desempenho, satisfazendo assim as expectativas dos clientes. Somente assim as empresas se tornarão mais competitivas e rentáveis.

Por isso a equipe técnica não pode se dar ao luxo de perder tempo com trabalhos e retrabalhos que não tenham nenhum valor agregado.

Para apoiar a equipe técnica, de forma que ela alcance os resultados esperados, é muito importante que as empresas agilizem o processo de engenharia e eliminem ou minimizem ao máximo os esforços que desperdiçam tempo e prejudicam a inovação.

Com certeza, uma área que cria ineficiência da equipe técnica é o desenvolvimento de produtos em um ambientes multi-CAD, ou seja, o uso de vários tipos de softwares CAD em um mesmo projeto, tornando mais difícil o compartilhamento e a reutilização dos dados.

Adotar apenas uma solução de CAD para atender todas as necessidades de desenvolvimento de um projeto, definitivamente, não é a solução para este problema.

Desenvolver projetos em vários sistemas de CAD diferentes é muito frequente no ambiente da engenharia por diversos motivos. Primeiro cada disciplina da engenharia possui um software CAD específico para a sua área de atuação.

Existem também as questões da preferência por determinado tipo de software por questões de familiaridade com o mesmo e a cadeia de parceiros e terceirizados da empresa que também fazem uso de diferentes sistemas de CAD. Isso sem falar nos clientes e fornecedores, que muitas vezes, fornecem também informações e dados em formatos incompatíveis.

Por fim, poderíamos também incluir nesta extensa lista os seguintes motivos:

  • Fusões e aquisições de empresas que usam diferentes sistemas CAD.
  • Iniciativas corporativas do passado com utilização de sistemas CAD completamente ultrapassada.

O que então o mercado de sistemas CAD demanda?

A resposta é simples! Ferramentas com recursos multi-cad capazes de trabalhar com modelos 3D e informações inteligentes de diversos sistemas CAD.

Ferramentas com recursos multi-cad podem evitar perder tempo em conversões complexas de arquivos ou no tedioso processo de reconstrução de modelos 3D a partir do zero. Isso facilita a colaboração entre os grupos interdisciplinares e reduzem os erros e os atrasos, o que se traduz em uma melhoria do fluxo de trabalho, controle dos custos, tempo menor de lançamento do produto no mercado e a qualidade do produto.

Pois bem, isto já é uma realidade. Algumas empresas hoje do mercado de sistemas CAD oferece ferramentas com recursos multi-cad. Os desenvolvedores de produtos agora podem importar e/ou abrir qualquer modelo 3D e editar sua geometria sem perder as suas propriedades nativas proporcionando assim, um conjunto rápido e eficaz de edição, utilização e compartilhamento.

Quer saber como os engenheiros avaliam os desafios de colaborar em vários sistemas CAD? Baixe o infográfico Desafios de colaborar em vários sistemas CAD e saiba mais.

Desafios de colaborar em vários sistemas cad

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *